Pesquisar

"Cientistas conseguem ler pensamentos"




"  Pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, foram capazes de, pela primeira vez,    "   ler"   palavras através do pensamento de um paciente usando pequenos eletrodos. O grupo está confiante de que será possível usar a tecnologia para facilitar a comunicação com pessoas que sofreram paralisia cerebral.

Os cientistas introduziram uma grade com 16 pequenos eletrodos diretamente no centro neural que é responsável pela fala, no cérebro do paciente. Para esta experiência foram usadas palavras cotidianas do universo de pessoas que sofreram lesões como a paralisia cerebral, tais como sim, não, quente, frio, fome, sede, olá, adeus, mais e menos. Foi pedido que o paciente lesse as palavras enquanto os eletrodos captavam os sinais enviados pelo cérebro.


Quando ele repetiu as palavras para um computador, os resultados estavam corretos em 76% a 90% do tempo, percentual considerado muito animador pelos realizadores do experimento. Eles esperam poder aumentar este número repetindo a experiência com uma grade de 121 pequenos eletrodos.


A leitura das palavras através dos eletrodos é possível pois os cientistas acreditam que os mesmos sinais enviados pelo cérebro quando uma palavra é dita em voz alta são enviados quando a mesma palavra é apenas pensada. Se eles forem capazes de ler e codificar esses sinais, é possível aprimorar cada vez mais a descoberta.


O pesquisador e bioengenheiro Bradley Greger, da Universidade de Utah, ficou satisfeito com o resultado e espera que em dois ou três anos o método possa começar a ser usado em pacientes com paralisia cerebral. Ele também acredita que a sua equipe item condições de construir em pouco tempo um artefato para traduzir em som as palavras que foram lidas através dos eletrodos."



fonte e créditos:
http://www.castrodigital.com.br                                                                                                                

4 comentários:

Luís Eduardo Pirollo disse...

Minha querida amiga Edilene, boa noite!!!
Que grande descoberta destes cientistas, impressionante!
Ler o pensamento, até então, não era possível e nem imaginável para o ser humano.
Eu é que não quero passar nem perto desses cientistas...
Parabéns pela excelente postagem!
Beijos e muita paz!!!

flo disse...

NEM EU
pirollo

Atena disse...

É. Sinal dos tempos.Cada vez mais a tecnologia se impõe. Agora, seria bom se a humanidade acompanhasse este avanço da tecnologia com o avanço de bons sentimentos, atitudes, etc.
abração
Atena

flo disse...

concordo contigo Atena!

Postar um comentário


Mensagem do formulário de comentário:

Translate

Postagem em destaque

Nervo ciático

Nervo ciático Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Nervo: Nervo ciático Artérias e nervo ciático da região glútea esquerda ...

google-site-verification: googled5a38144460aaa94.html
►quem é / baseado no Simple | por © Templates e Acess�rios ©2011